domingo, 12 de junho de 2011

Paulo Freire

"Nasceu em 1921 em Recife, Pernambuco, no Nordeste brasileiro, área muito conhecida devido à sua peculiar situação humana, social, política e econômica. Com a crise econômica de 1929, sua família mudou-se para Jaboatão, cidade do interior pernambucano. Nessa cidade, onde inclusive passou fome, surgiram as primeiras perguntas: "como proceder?", "que fazer para ajudar os outros homens?" Ao terminar o curso secundário, voltou para Recife onde se formou em Direito. Passou, então, a ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Educação e Cultura do Sesi (Serviço Social da Indústria). A partir da experiência adquirida nessa entidade (1946-1955) ele desenvolveu o seu novo m étido de educação pela consciedntização através da alfabetização.
"Sua longa experiência levou-o à conclusão de que os métidos usados eram insuficientes, porque serviam mais a uma manipulação do educando do que a uma real e autêntica formação dos mesmos. Eram, por assim dizer, métidos de domesticação, ao invés de serem métidos de uma criação de consciência política dos alfabetizandos: em vez da libertação dos educandos, oprimiam-nos mais ainda. Por isso, era preciso mudar o métido, caso se desejasse chegar a frutos concretos de educação e à libertação, que fizesse do homem 'ser mais' sujeito de sua história e não um objeto nas mãos de educadores opressivos." (Jorge, J. S. A ideologia de Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1981. p. 10).
Há muito mais que dizer desta fera da Educação, que não caberia aqui, eu pessoalmente, cheguei a conhecê-lo na Puc e apertar sua mão em um curso para educadores, mas infelizmente não está mais entre nós, passou por subversivo, soi preso, refugiou-se na Bolívia em 1964, onde ficou até 1970, escreveu várias obras. Residiu em Genebra e voltou ao Brasil. Em 1989 foi escolhido pela prefeita Luiza Erundina para ocupar o cargo de Secretário da Educação do Município de São Paulo." Claudino Piletti.